Área de Abrangência

 

 

(Clique sobre os grupos para saber um pouco mais sobre eles)

Arroio Grande

COOPESI

 

Jaguarão

COOPAV

APEPEJA

 

Pelotas

LAGOA VIVA

 

Rio Grande

APAAC

APEART

APESMI

APPACIM

CAPILHA

COOPEPAC

 

Santa Vitória do Palmar

APELMA

APEVA

APH

PORTO

 

São Lourenço do Sul

COOPESCA

 

São José do Norte

CECOV

CENTROCAPI

COOPANORTE

Resultados pretendidos

 

A proposta do projeto busca além de dar sequência às ações realizadas no projeto “Incubação da Rede de Comercialização Solidária de Pescado da Região Sul do Rio Grande do Sul” executado no ano de 2009; promover, integrar e consolidar a atual rede social.

 Pautando suas ações na conexão e na operacionalização de objetivos comuns aos sujeitos, pretende superar a atual forma de articulação existente na mencionada rede, promovendo não apenas a agregação de novos empreendimentos, mas a proposição e execução de ações que viabilizem e otimizem a estrutura física e administrativa da mesma, garantindo assim, além da integração dos seus sujeitos, a ligação dialética dos empreendimentos e a comercialização de seus produtos gerados; tendo como foco a horizontalidade e os princípios de solidariedade e cooperação.

Objetivo

 

O objetivo do projeto é a Incubação da Rede de comercialização Solidária de pescado da região sul do Rio Grande do Sul, compreendida por sete municípios e dezenove empreendimentos de pescadores.

Metas

  • CAPACITAR ACADÊMICOS E CONSULTORES NA METODOLOGIA DE INCUBAÇÃO;
     
  • REALIZAR A INCUBAÇÃO DOS GRUPOS DA REDE;
     
  • OFERECER CURSOS DE CAPACITAÇÃO NAS ÁREAS ECONOMIA POPULAR SOLIDÁRIA E COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO AUTOGESTIONÁRIO;
     
  • REALIZAR CURSOS DE CAPACITAÇÃO NA ÁREA DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO;
     
  • OFERECER CURSOS DE CAPACITAÇÃO NAS ÁREAS TÉCNICAS DE GESTÃO ;
     
  • APROXIMAR PARCEIROS QUE APÓIAM OS EMPREENDIMENTOS;
     
  • REALIZAR ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DOS GRUPOS;
     
  • DAR ATENDIMENTO JURÍDICO AOS EMPREENDIMENTOS;
     
  • REALIZAR PUBLICAÇÕES SOBRE O PROJETO DA REDE DE COMERCIALIZAÇÃO;
     
  • TECER MECANISMOS QUE POSSIBILITEM A CRIAÇÃO DE UMA IDENTIDADE DA REDE;
     
  • FOMENTAR DISCUSSÕES QUE PENSE E REPENSE SUA EXISTÊNCIA.